Além da China, diversos países lutam para encontrar maneiras sustentáveis para acabar com a disseminação deste vírus. Países como Itália, Coreia do Sul e Irã lutam para controlar o número de casos em seus territórios. No Brasil os casos estão começando a se multiplicar. O real problema neste ponto, além do impacto econômico e social é o das pessoas não recebendo o atendimento médico necessário.

A economia mundial está numa espera, aguardando as próximas consequências dessa doença. Hospitais acabam se preocupando mais com o COVID-19 e muitos pacientes em situações críticas estão falecendo por não receberem o tratamento na hora. Milhares de pessoas já foram isoladas de alguma forma. Só em Beijing (Pequim), China, 827 mil pessoas ainda estão em quarentena.

Os números da doença na China estão caindo, mas isso não significa que a doença está se retardando. Muitos médicos e especialistas estão falando que agora a forma de identificar um possível infectado do COVID-19 está mais eficiente, os testes estão mais rápidos, os casos falsos estão sendo descobertos mais rápido. Mas infelizmente, os números não estão decaindo por todo o globo.

Segundo o mapa em tempo real do COVID-19, os casos do vírus ultrapassam 128 mil, 4.700 mortes, e quase 69 mil pessoas recuperadas da doença. No Brasil a estimativa é 0,3 casos a cada 1 milhão de habitantes.

Segundo o Boletim Epistemológico do Governo Federal, existem alguns procedimentos a serem realizados em caso de suspeita de contágio. Após realizados os procedimentos pelo protocolo Charité, e tiverem confirmados casos de SARS-CoV2, estes devem passar por validação em um dos três laboratórios de referência nacional para Influenza e outros vírus respiratórios. Estes três laboratórios são:

  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).
  • Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS), no Pará.
  • Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Além dos cuidados da gripe normal, o Governo Federal do Brasil lançou o aplicativo Coronavírus-SUS, que está disponível para Android e iOS informando os sintomas, as notícias e as unidades de saúdes mais próximas.

Atualizado dia 11/03/2020 às 16:45. Plataforma Saúde.

Além disso, o surto do COVID-19 é agora uma pandemia, segundo a declaração da Organização Mundial da Saúde em 11 de março, devido aos casos mundiais do vírus terem ultrapassado 120,000 ao redor do globo.

Link da notícia aqui.

Como se previnir?

As orientações a seguir são instruídas pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela OMS. As dicas são basicamente as mesmas que da gripe comum e dos outros tipos do vírus Corona:

  • Lavar as mãos com água e sabão, e também usar álcool gel (só lembrando que o álcool gel não substitui lavar as mãos).
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, assim evitando a disseminação de doenças.
  • Evitar aglomerações se estiver doente. E no caso de doença, se for sair, utilize as máscaras de proteção.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres.

Importante lembrar que a temporada de vacinação contra a gripe comum está abrindo e as vacinas começarão a serem disponibilizadas pela rede pública de saúde (SUS), fique atento com as datas.

A vacina salva vidas, todos temos a obrigação moral e cívica de nos vacinar e proteger para que aqueles que não podem tomar as vacinas fiquem protegidos. E, antes de qualquer discussão, a vacina erradicou doenças, e se você é contra a erradicação de doenças viver em isolamento é a alternativa.

Não esqueça de compartilhar e comentar. Nos vemos no próximo post!

Resultado de imagem para tchau gif

Curioso para ler mais? Veja os links de referência utilizados neste post:

https://www.bloomberg.com/graphics/2020-wuhan-novel-coronavirus-outbreak/ | http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/ | https://www.nytimes.com/2020/03/07/world/asia/china-coronavirus-cost.html | https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/04/2020-03-02-Boletim-Epidemiol–gico-04-corrigido.pdf | https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/coronavirus/2020/03/12/NWS,133219,70,1668,NOTICIAS,2190-PERNAMBUCO-CONFIRMA-PRIMEIROS-CASOS-CORONAVIRUS.aspx | https://www.worldometers.info/coronavirus/

Escrito por

Katlen Carvalho | Intolerâncias Internacionais

Internacionalista apaixonada por segurança internacional, inteligência e cenários estratégicos que não come carne, glúten ou lactose.