Amazônia, vamos falar sobre?

Primeiramente, gostaria de iniciar este texto falando sobre as características da nossa Amazônia. A maior área verde do mundo, que tem uma importância gigantesca para todos os países que a cercam e para o mundo como todo. Outra consideração que faço é, este não será somente um texto, ao longo da semana teremos vídeos e matérias sobre o tema e a atual situação brasileira em relação ao meio ambiente, não somente a Amazônia.

Iniciando, a Amazônia possui 7,8 milhões de km², com 12 macro bacias, 158 microbacias, 1497 municípios, 69 departamentos/estados/províncias. Tem divisas e está localizada em alguns países: Brasil (64,3%), Peru (10,1%), Bolívia (6,2%), Colômbia (6,2%), Venezuela (5,8%) Guiana (2,8%), Suriname (2,1%), Equador (1,5%), Guiana Francesa (1,1%).

Resultado de imagem para amazônia países

Segundo dados do RAISG, Amazônia Socioambiental, 33 milhões de pessoas moram ao redor ou na Amazônia, há 385 povos indígenas incluso povos isolados, 610 áreas de proteção ambiental, 2344 territórios indígenas que ocupam 45% da superfície amazônica (lembrando que esse também é um método de preservação, teremos texto falando sobre as terras indígenas).

Ela é também o maior bioma brasileiro com mais de 45 mil espécies entre plantas e animais vertebrados. Porém, muitos destes animais e plantas se encontram em extinção. A Floresta Amazônica corresponde a 53% das florestas tropicais existentes.

A floresta amazônica está localizada no norte da América do Sul, abrangendo os estados brasileiros do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima. O clima da floresta amazônica é equatorial, por estar próximo a linha do equador, sendo assim, é marcada por elevadas temperaturas e umidade do ar.

O solo dela é considerado pobre com uma fina camada de nutrientes. Contudo, o húmus formado pela decomposição da matéria orgânica (flores, folhas, animais, frutos) é rica em nutrientes utilizados para o desenvolvimento das espécies e da vegetação da floresta.

Resultado de imagem para amazônia biodiversidade
Fonte: Amazonia.org

Sua biodiversidade é exuberante, mais de mil espécies de aves, mais de três mil espécies de peixes, borboletas, mais de trinta mil espécies de plantas, mais de 400 espécies de anfíbios e superior a 300 espécies de répteis, tem até três mil espécies de abelhas e 300 espécies de mamíferos. Como a Bióloga Lana Magalhães destaca, vale ressaltar que muitas dessas espécies são endêmicas, significando, que só existem na região amazônica, e por causa disso a conservação da Amazônia tem tanta importância.

Resultado de imagem para amazônia
Fonte: Sputnik

São diversos os problemas que afetam a Amazônia, porém os principais são:
– Desmatamento;
– Queimadas (principalmente e majoritariamente as ilegais, como estamos vendo mais frequentemente);
– Criação de pastos (a principal razão das queimadas ilegais);
– Disputas de terras;
– Caça e pesca ilegal.

Resultado de imagem para amazônia legal

Nosso último tema desse texto é a Amazônia Legal, instituída pelo Governo Brasileiro, durante o Governo Vargas, pela SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia). É a área que compreende nove estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantis e Maranhão. Compreendendo aproximadamente 61% de todo território brasileiro, ou seja, mais da metade do território brasileiro, sendo mais exata 5.217.423 km². E o principal objetivo da Amazônia Legal é promover o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, 55% de todos os povos indígenas que habitam o Brasil estão localizados na Amazônia Legal. E por causa de todas os humanos, animais, plantas, enfim seres vivos que lá vivem que a conservação é imprescindível, pois a degradação do meio ambiente, que é potencializada pelos fatores ali em cima descritos, afetam a conservação e trazem danos (que podem ser irreversíveis) ao ecossistema amazônico.

Este foi um resumo breve sobre a Amazônia, seu bioma, sua floresta, extensão, riscos. E todos estes assuntos serão melhores tratados e explicados durante as próximas semanas, fique nos acompanhando nas redes sociais.

Nos vemos no próximo post!

Resultado de imagem para gif Iamazonia
Monumento colocado em iniciativa do Greenpeace em Amsterdã para conscientizar as pessoas sobre a Amazônia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s