Como surge a Resistência no universo Star Wars?

Quem nunca assistiu ou pelo menos ouviu falar de Star Wars? Nem que seja o spoiler clássico de: “Luke, I am your father”. No universo da ficção de Star Wars muitos ficam se perguntando sobre a origem da resistência. E hoje, o Intolerâncias Internacionais, atendendo a votações realizadas no Instagram, traz a origem sobre a resistência na saga Star Wars.

Para falarmos da resistência precisamos voltar 30 anos no universo cinematográfico de Star Wars. Mais especificamente na Batalha de Endor, ocorrida durante a Guerra Civil Galática entre a Aliança e o Império Galáctico no sistema Endor. Em que houve a destruição da II Estrela da Morte, juntamente com a morte de Darth Vader e do Imperador Palpatine, assim como uma grande parte dos soldados imperiais.

Essa batalha foi elaborada para derrotar Luke Skywalker e toda a Aliança Rebelde. O Império então vaza a localização do local da Estrela da Morte II e faz com que os adversários acreditassem que a estação estava levemente guardada e inoperante. Obviamente, quando a Frota da Aliança chega no local é recebida pela Frota Imperial e com uma Estrela da Morte operacional.

Símbolo da Nova República.

Com o Império Galáctico fragmentado a Nova República se reorganizou, aumentando sua influência e a batalha contra os fragmentos do Império.

Resistência era um organização militar ativa em toda a galáxia cerca de 30 anos depois da Batalha de Endor. A Resistência, comandada pela General Leia Organa, serviu para impedir as atividades da Primeira Ordem, uma junta militar que carregou o legado do Império Galáctico.

O resultado levou a Vitória da Aliança para a Restauração da República, junto com a Morte do Imperador Palpatine e de Anankin Skywalker (aka: Vader), a destruição da segunda Estrela da Morte e do Executor, a reorganização da Aliança para restaurar a república na Nova República e a fragmentação do Império Galáctico.

A Resistência foi criada no planeta Jakku, um planeta desértico afastado da Orla Média, durante a Batalha de Jakku, que foi o conflito decisivo entre o Império Galáctico e a Nova República e última batalha ocorrida um anos depois da Batalha de Endor. Durante os meses que antecederam esse conflito, o Conselheiro Gallius Rax assume o controle do Império e concentrou as maiores forças em Jakku, Esse Conselheiro seguia a Contingência de Palpatine. Porém, a pretensão era recuar até as Regiões Desconhecidas, onde poderia erguer um novo Império com aqueles que considerava dignos. A Nova República ganha resultando na assinatura da Concordância Galáctica em Chandrila, terminando a Guerra Civil Galáctica.

Com o fim dessas batalhas, os rebeldes comemoram a vitória na lua de Endor, a Rebelião é reorganizada no governo conhecido como Nova República, enquanto isso o Império se fragmentava. A Nova República possuía vantagem numérica, devido as derrotas do Império pela galáxia e a redução de seu poderio militar. O Império assinou a Concordância Galáctica e ainda teve de assinar um tratado punitivo que o forçava a ordenar todas as suas naves e veículos a permanecerem em fronteiras pré-definidas, assim como ceder a capital Imperial Coruscant para o novo governo.

A Nova República teve sua capital em Hosniam Prime, um planeta cosmopolita semelhante a Coruscant. Quando a crise política se instaura no governo, com a divisão do Senado Galáctico entre Populistas (defendiam maior autonomia dos planetas-membros) e Centristas (defendiam centralização do governo). Enquanto a crise ocorria, as forças remanescentes do Império alocadas nas Regiões Desconhecidas, cresciam e fundavam a Primeira Ordem. Após a revelação pública de que a Senadora Leia Organa era filha biológica de Darth Vader e depois de estar cética pelas ações da República contra a Primeira Ordem se intensificarem, Leia funda o movimento chamado de Resistência. Dois DBY depois da fundação da Resistência, a Primeira Ordem Revela sua arma mortal chamada de Base Starkiller (2x maior que as duas Estrelas da Morte e capaz de destruir um sistema inteiro), dispararam ela contra o Sistema Hosnia, matando todos os membros centrais da Nova República e destruindo seu centro político.

Depois da destruição da Nova República pela Primeira Ordem, a Resistência se esconde, para alterar sua estratégia contra os inimigos e achar o herói da Rebelião, Luke Skywalker que se exila no fim das batalhas.

E aí? Gostou das curiosidades sobre a origem da Resistência? Quer saber mais sobre a relação do Universo Star Wars com as Relações Internacionais? Não esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais, de comentar nas nossas redes e de interagir conosco nas nossas páginas oficiais!

Nos vemos no próximo post! Até logo!

OBS: Todas as referências foram retirados do Fandom Star Wars, entre lá para ler mais detalhadamente todos sobre a saga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s