Chegou a hora de discutirmos a respeito de cosméticos isentos de glúten. Trago este post para falar de algumas marcas veganas, sem glúten e sem diversos derivados que fazem mal para nossa pele. Vemos que é um mercado em crescimento, devido ao aumento da demanda por celíacos, veganos e simpatizantes. A partir desta crescente demanda, diversas marcas aproveitam a oportunidade neste mercado emergente. Claro que ainda num estágio inicial, são poucas as marcas com vários produtos. O que mais se encontra são marcas com produtos especializados.

Em muitos produtos cosméticos são adicionados ingredientes, proteínas, vitaminas, aminoácidos como ativos. A pele absorve esses ativos que podem chegar a derme e então entrar na corrente sanguínea. Isto é um fato, porém não existe a confirmação de que o glúten aplicado na pele ou cabelo seja absorvido pela corrente sanguínea e afetará o intestino delgado, onde acontece a patologia nos celíacos. Devido ao desconforto causado pela intolerância ao glúten nos alimentos, os celíacos não utilizam cosméticos que contenham esta proteína. (BIOZENTHI)

Mas como detectamos o glúten presente nos cosméticos que não possuem o rótulo de NÃO CONTÉM GLÚTEN?

Segundo a tabela do site Rio Sem glúten, esta substância pode ser identificada pelos seguintes compostos:

PORTUGUÊS INGLÊS LATIM
Trigo Wheat Triticum Vulgare
Aveia Oar Avena Sativa
Cevada Barley Hordeum Vulgare
Centeio Rye Secale Cereale

Há diversos outros compostos que a página do Rio Sem Glúten descreve, para saber mais clique aqui.

Afinal, quais marcas são 100% seguras para celíacos e veganos? Vou indicar duas que conheci a pouco tempo.

  1. Face It 

É uma marca italiana, que produz batons veganos, #crueltyfree (sem crueldade animal) e sem tóxicos de cores intensas e longa duração! Certificados PETA. Livre de metais, parabenos, petrolatos e glúten. Comprei batom líquido da marca e é simplesmente incrível, a textura é diferente de outros batons porém, possui uma fixação incrível e a cor é lindíssima. Estou para testar o batom em bala deles assim que experimentar venho contar para vocês.

Batom Líquido Ultravioleta da marca Face It. Post original no Instagram.

2. Biozenthi

Esta foi a primeira marca brasileira a fabricar seus cosméticos livres de glúten e identifica-los nos rótulos desde 2011. Garantindo aos celíacos a utilização segura de seus produtos. Fornecem laudos e certificações comprovando a origem e a isenção do glúten em suas fabricações.

Possuem produtos para cabelo, face, filtro solar, anti-sinais, maquiagem, desodorante, corpo, mãos, pés, homem. Seus produtos são livres de sulfato, glúten, parabeno e é 100% vegano. Os valores são em conta, devido a proposta da marca.

biozenthi.png

Ademais, assim que for conhecendo e experimentando novas marcas sem glúten e veganas vou postando aqui no site e no Instagram.  Não esqueça de curtir, compartilhar e me escrever se já conhecia essas marcas, se já usou algum produto dela.

Até o próximo post!

giphy (2)

Escrito por

Katlen Carvalho | Intolerâncias Internacionais

Internacionalista apaixonada por segurança internacional, inteligência e cenários estratégicos que não come carne, glúten ou lactose.