O que é a ONU? E como ela atua no Brasil?

Depois de ver diversas discussões em várias plataformas percebi uma certa confusão de muitos brasileiros em relação a Organização das Nações Unidas (ONU) e sua atuação no Brasil. Resolvi então escrever sobre quem é a ONU, qual a sua função e qual sua atuação nos países, especificamente no Brasil. Espero que com estas informações muitas das discussões errôneas que eu vi sendo compartilhadas na internet não ocorram mais.

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas, a ONU, foi criada em 1945, é uma organização internacional formadas por países que se reuniram de forma voluntária com objetivo de buscar a paz e o desenvolvimento mundial. A organização é composta por 193 Estados Soberanos, chamados de Estados-Membros, sua estrutura é composta por seis órgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social (ECOSOC), Conselho de Tutela, Corte Internacional de Justiça (CIJ) e o Secretariado.

A ONU possui sua estrutura central em Nova York (EUA), possui sedes em Genebra (Suiça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile). As demais estruturas espalhadas pelo globo são escritórios da ONU, uma forma de representação da organização nestes países.

Quais os propósitos da ONU?

  • Manter a paz e a segurança internacionais;
  • Desenvolver relações amistosas entre as nações;
  • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo respeito aos Direitos Humanos e às liberdades fundamentais;
  • Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

A ONU se baseia na igualdade soberana de seus membros, na voluntariedade e na boa fé dos membros para que cumpram os compromissos da Carta da organização e o mais importante nenhum preceito da Carta autoriza as Nações Unidas a intervir em assuntos que são essencialmente da alçada nacional de cada país.

Estas informações foram tiradas diretamente do site da ONU.

Qual a relação Brasil-ONU?

Primeiro vale ressaltar que o Brasil é um dos membros fundadores da organização. Outro ponto interessante é que desde 1948, o Brasil participou em mais de 30 operações de manutenção de paz da organização, tanto com contingente (soldados) quanto com recursos financeiros e médicos.

Qual o papel da ONU no Brasil?

 As Nações Unidas estão no país desde 1947, através de agências especializadas, programas e fundos que desenvolvem suas atividades de acordo com a demanda específica.

A equipe de pessoas da ONU se chama Equipe de País, é presidido por um Coordenador Residente, que geralmente é o Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que possui funções como:

  1. Definir estratégias;
  2. Coordenar o trabalho da Equipe;
  3. Compartilhar as informações entre todos os participantes.
  4. Elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios;
  5. Avaliar o trabalho da ONU no país;
  6. Coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais.

O principal objetivo dele é maximizar o trabalho da ONU, de maneira que o sistema possa proporcionar de forma coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos demais compromissos internacionais.

A ONU atua em conjunto com o Governo – em todas as esferas, com iniciativa privada (empresas), instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira com o objetivo de buscar soluções conjuntas para superar os desafios e dificuldades presentes a favor do desenvolvimento humano equitativo.

No Brasil a maioria dos organismos da ONU estão em Brasília, há também outros com sede no Rio de Janeiro e em Salvador.

A ação majoritária da ONU no Brasil é desenvolver artigos e estudos, trazer o debate para criar reflexões sobre os desafios da sociedade.

É importante ressaltar que todos os projetos e ações da ONU no Brasil são projetos autorizados e muitas vezes sugeridos pelo próprio Governo Brasileiro. Todos os projetos da organização que são implementados no Brasil o são porque o país vê como benéfico. Ou seja, a ONU só age se o Governo Brasileiro permite que o faça.

Quais as agências da ONU no Brasil?,

Segue uma lista das agências no Brasil, clique no nome para saber como funciona.

Para mais informações acesse: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/

Espero que tenha tirado algumas dúvidas a respeito da Organização das Nações Unidas.

Até logo!

tiger.gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s