Dicas gastronômicas de Curitiba, Paraná

Já estou morando na capital paranaense desde 2016, nestes anos conheci diversos lugares gostosos que são ou tem opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose. Por este motivo montei minha lista dos meus lugares favoritos para comer em Curitiba.

  1.  Rigani  (Pizzaria)

Não tenho palavras para descrever o quanto eu adoro a Rigani. Conheci em 2016, naquele ano a pizzaria só continha opções para intolerantes, em 2017 eles entraram em reforma e retornaram totalmente seguros para celíacos. E que mudança! A massa que antes era um pouco dura e mais fina, virou a melhor massa de pizza que eu já comi, entraram opções de queijos sem lactose, veganos, assim como cervejas 100% sem glúten, sodas italianas, pizzas pré-prontas e massas de pizza para venda. As pizzas doces também podem ser feitas sem lactose.

Além de a pizza ser maravilhosa e num preço bom, considerando que é sem glúten, o atendimento é maravilhoso e o pessoal é super atencioso. Se você for de Curitiba ou só estiver passando por aqui, vale muito a pena conhecer este lugar.

img_4898.jpg
Pizza Portuguesa (sem carne), Marguerita e de Milho toda sem lactose e gluten-free

Eles abrem às 18:00, e o único dia que estão fechados é no último domingo de cada mês.

Endereço: Avenida Vicente Machado, 2089 – Batel, Curitiba – PR.

Site: http://www.rigani.com.br/

2.  Sem Culpa Funcional (Padaria/Confeitaria)

A Sem Culpa está localizada no bairro Bom Retiro e, definitivamente, é o lugar dos salgados e pães, quando você entra o cheiro de pão novo invade seu nariz e você fica feliz por saber que é 100% seguro para celíacos. Tem opções vegetariana e veganas assim como com carne. Uma das melhores coisas de lá é a janta de sexta-feira, começou com pizza, depois foi para hambúrguer e atualmente são baguetes italianas deliciosas. Meu favorito sempre será o hambúrguer veggie.

Foto da vitrine da Sem Culpa.

Instagram: @semculpafuncional

Endereço: Av. Desembargador Hugo Simas, 1249 – loja 1 – Bom Retiro, Curitiba – PR, 80520-250

Telefone: (41) 3015-1575

3. Doces e Cores (Café/almoço)

A Doces e Cores é a primeira cafeteria segura para celíacos, sem lactose, vegana, sem soja. O ponto forte com certeza está nos doces, que são muito gostosos e você não diz que são veganos. Elas também servem almoços deliciosos, assim como salgados para festa e mini-pizzas maravilhosas.

É um lugar gostoso e muito aconchegante que vale a pena ser conhecido.

Endereço:  Rua Albino Silva, 501 – Bom Retiro, Curitiba – PR, 80520-210

Telefone:  (41) 3093-5011

Facebook, Instagram – @docesecores

4. Semente de Girassol (Restaurante)

Definitivamente o Girassol é o meu restaurante/café/lugar favorito. É um local vegano, barato, gostoso e muito bem localizado. Se você estiver indo no Largo da Ordem, no Shopping Müller, no teatro, ou em outro lugar pelo Centro/São Francisco passe por ali. Eles começam a servir o almoço às 11:30, todos os dias é um buffet diferente e o melhor? No buffet eles não usam nada de glúten! O meu dia favorito é o sábado, Dia de Strogonoff, às vezes é de legumes, palmito, PTS (soja). Eles também são maravilhosos nas sobremesas, as trufas, barrinhas de chocolate e sorvete (no copinho) não contém glúten, e como é vegano também não contém lactose. E pode confiar que eles são 1000% veganos! É pet friendly, então você pode levar seu animalzinho para o almoço junto, sempre levo a minha. O atendimento é ótimo e os preços são ótimos, só preste atenção nos horários que você vai, pois sempre lota nos horários de pico, a minha recomendação é ir mais cedo ou mais tarde (mas antes do buffet acabar, 15:30).

Depoimentos na vitrine do caixa.

Endereço: Rua Mateus Leme, 115 – São Francisco, Curitiba – PR

Telefone: (41) 3203-5955

5. Lola Li Doceria (café)

Localizada no Centro de Curitiba, é uma doceria maravilhosa com cardápio de chás, cafés, doces tudo vegano, ou seja, nada de origem animal. É um lugar bem aconchegante que merece todo o sucesso!

Acesse o site para mais informações.

Telefone: (41) 99972-6565

Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1225 – Centro, Curitiba – PR

5. Dieta & Sabor (Café)

Não sei bem como definir este lugar, mas se você procura a melhor coxinha de todas esta deve estar na sua lista! São 100% sem glúten e possuem muitas opções sem lactose e sem carne. Se você estiver com vontade de comer tortas, docinhos de festas, salgados de festa, pasteis, coxinhas este é o lugar certo. É tudo feito com a maior atenção. Além de estar bem localizado, perto do Shopping Curitiba e com estacionamento no local. O único problema é que, se você for veggie deve pedir com antecedência o que deseja comer ou levar para casa pois, na maioria das vezes, não há opções salgadas e vegetarianas expostas na loja.

Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2666 – loja 11, Batel – Curitiba, PR

Telefone: (41) 3077-2026

des

6. Funfit Faz Bem (café)

A Funfit é um lugar funcional que não parece funcional. É um café/doceria sem glúten, possui quiosques nos Shoppings: Curitiba, Pátio Batel, Müeller, Barigui e a matriz fica no Juvevê. Sou particularmente fascinada pelos quiches que fazem, meu favorito é o de palmito. São feitos com farinha de grão de bico e são muito gostosos, os vaggies são de: cogumelo, palmito, cebola, legumes, e não é incomum eles testarem algum novo sabor. Além destes salgados, os doces são deliciosos: churros com doce de leite, panacotta, brownie com calda de chocolate belga, Gran Gattoux, mousse de nozes, Chia pudding, entre outros. Definitivamente é um lugar a ser conhecido.

Endereço matriz: Rua Rocha Pombo, 280 – Juvevê, Curitiba – PR

funfit
Grand Gateau Funcional

Telefone matriz: (41) 3501-7702

Quiosques: Shopping Curitiba, Park Shopping Barigui, Shopping Palladium, Shopping Mueller

7. Bubble Mix Tea (chá)

O sétimo lugar dessa lista não possui comida mas sim chás. De inspiração Taiwanesa, o Bubble Mix Tea possui quiosques em vários shoppings da capital do Paraná, o chá é 100% sem glúten e sem lactose, super gostoso também. O único cuidado que se deve ter é em relação ao açúcar, eles usam um tipo de açúcar líquido tradicional de Taiwan, que já me fez passar mal, suspeito ser da lactose. Eu sempre peço sem açúcar. O único ponto negativo, é que eles retiraram a macadâmia de seu cardápio na nova atualização. Então se vocês estiver passeando em algum shopping, experimente um chá diferente. Cadastre-se no programa de fidelidade no site para ganhar um bubble, quando juntar 12 pontos, ganha um bubble de graça.

bubble mix
Foto retirada do site oficial Bubble Mix

Locais: Shopping Palladium, Shopping Estação, Supermercado Angeloni Água Verde, Shopping Curitiba, Shopping Estação, Park Shopping Barigui, Muffato Tarumã.

Site: https://blog.bubblemixtea.com.br/ 

Instagram: @bubblemixtea

8. The Tea (chá)

Este é mais um lugar que ganhou meu coração. Assim como o item 7 é um lugar de chá Taiwanês, e o dono é de lá mesmo, então você sente uma diferença com relação ao Bubble Mix. Ele não possui tantas opções de sabores de chá, mas ainda é delicioso. Esta muito bem localizado ao lado da Praça da Espanha, e é um ótimo lugar para conversar ou passar para passear na praça. Ele também possui um cartão fidelidade, a cada 10 chás comprados, o 11º sai de graça.

Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1282

Telefone: (41) 3092-3249

Facebook: The Tea Curitiba

Espero que vocês tenham gostado das dicas!

Alguns lugares ficaram de fora, comentem dicas de lugares e se vocês desejam mais um post sobre lugares para celíacos e veggies em Curitiba!

hp
Até o próximo post!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s